ASSÚ/RN/BRASIL - Maio2011

Monumento na entrada da cidade: "ASSU ...um pedaço de céu dentro do mundo."
 Que fique claro, o monumento está ao meu lado esquerdo, e não essa placa da Pitú ao lado direito.
Igreja Matriz de São João Batista. Aqui em Assú, a festa de São João é a festa do padroeiro da cidade, daí a grande importância deste evento local. Essa Igreja foi construída em 1726 sendo a segunda mais antiga do estado.
Em frente a igreja está este anfiteatro conhecido como o "Buraco do Prefeito". Particularmente achei o buraco muito grande, e fiquei até com dó desse prefeito.
Pousada União, próxima a rodoviária. Bom café da manhã, internet wifi, tv a cabo, cama box, ar condicionado split, tudo isso com uma diária de R$40,00. Valeu muito a relação custo/benefício. Indico.
Esta pousada é pequena, com poucos quartos e um ambiente bem familiar. No café da manhã o ambiente é aberto e pequeno onde todos se cumprimentam e conversam. Era uma diversão escutar as 'conversas' matinais sobre as noites anteriores. Uma garota na sexta-feira comentava da sua noitada de forró da quinta-feira com detalhes. Tiveram que ser retiradas todas as crianças do ambiente.

TANGARÁ/RN/BRASIL - Maio2011

Restaurante Veneza de Tangará/RN, famoso pelos seus pasteiszinhos, mas também tem um ótimo café da manhã a um preço bem em conta.
Estávamos indo para Currais Novos e Lagoa Nova, e passamos aqui em Tangará para tomar o café da manhã... ou será que a viagem para Currais Novos e Lagoa Nova foi a desculpa para tomar esse café da manhã? 
Amanda, eu, Flávio, Adriana e Aklégia às 07:30h no Café da Manhã mais famoso de Tangará.
Flávio quando chegou no restaurante, disse que não queria comer nada. No fim comeu tudo. Já estou acostumado com essa ladainha.
Olhaí o "café completo". Carne, cuscuz, macaxeira, ovos caipiras, queijo assado, café com leite e mamão, tudo por R$10,00.
Olha o resultado da farra gastronômica... de tanto peso, o pneu do carro estourou!

LONDRES/INGLATERRA - Outubro2009

Parlamento Inglês e o Big ben a margem do Tâmisa. Esse talvez seja o monumento mais famoso da Inglaterra. Sua arquitetura é mesmo impressionante.
Passamos um bom tempo caminhando por aí. Foi massa. Vimos até um escocês tocando gaita de fole e a galera jogando umas libras no cestinho... fiz uma continha rápida e parece que é melhor ser gaiteiro em Londres do que engenheiro no Brasil.
London Eye. Essa é a região mais famosa da cidade. Muito bacana.
Essa roda gigante tem 135m de altura e demora 40 minutos para dar uma volta, e ela não pára para embarque e desembarque, isso é feito em movimento.
Já está combinado com Adriana que não subo em nada com mais de 2m. Ela foi solidária e ficou comigo admirando por baixo mesmo.

Abadia de Westminster. Lindíssima.
Só deu eu e o príncipe William aí.
Central Park Hotel. A Flaytour Natal do amigo Flávio reservou esse hotel pra gente e foi excelente com um preço bem justo, e uma ótima localização. Indico.
O café da manhã do hotel era bom, mas depois de Amanda, o que mais sinto saudade quando viajo é de uma tapioca, cuscuz, queijo de manteiga e ovo.

Metrô de Londres. Lá eles chamam de 'Underground'. A cidade é muito bem servida neste meio de transporte tão eficiente.
Esse sorriso de Adriana era só de manhã na saída do hotel... caminhamos muitos quilômetros todos os dias e na volta no metrô, ela nem recebia nem transmitia nenhuma mensagem.


Imperdível esse Hyde Park. É fantástico, lindíssimo.
O povo inglês é mesmo muito educado, andamos muitos quilômetros nesse parque e não vimos um papel no chão. Mas o mais incrível é que também não tinha nenhum paredão de som auto-motivo com funk.
Imperdível o Madame Tussaud's. Muito legal.
Só deixei tirar essa foto porque esse cara é de cera.
Science Museum - Esse museu é fantástico. Lá se vê máquinas fantásticas feitas pelo homem, como por exemplo uma cápsula da Apollo 10 que esteve na lua, a primeira fotografia feita por Tomas Edison, as primeiras calculadoras,os primeiros computadores, vários aviões, e um deles feito de madeira. Agora, o que mais gostei foi o cinema 3D, eu e Adriana assistimos dois filmes seguidos de tão legal que achamos.
Neste museu tem uma loja de brinquedos ligados as ciências e as experiências científicas. Fiquei louco. Adoro isso. Voltei aos meu 10 anos de idade. Acho que exagerei porque Adriana mandou eu parar de mexer nas "coisas".

Natural History Museum - Muito legal conhecer esse museu. Sua entrada é free.
Em Londres se vê umas figuras estranhas. Neste museu, fui ao banheiro tirar água do joelho, e quando estava na pia lavando as mãos, entrou um cara de 1,80m e acho que uns 20Kg. Pense num cara magro! Na calça e na camisa cabiam uns 5 dele dentro, mas diferente mesmo era a cabeleira vermelha cor de sangue e arrepiado pra cima. Ele entrou no banheiro, parou ao meu lado em frente ao espelho, deu um gritinho, soltou um beijo pra sua própria imagem e entrou na cabine. E num é que ele estava se achando bonito...
Royal Albert Hall, na Kensington Gore Road, em frente ao Hide Park, um dos teatros mais lindo do mundo, lá se assiste grandes espetáculos. Infelizmente não foi o caso durante nossa estada.
Atrás desse teatro tem uma linda praça onde encontramos um jovem casal do Rio de Janeiro em Lua de Mel. Eles tinham casado há 02 dias. Depois de conversarmos um pouco, tentei puxar mais assunto com a seguinte frase: "e aí? estão gostando de viajar juntos?" Eles se olharam e responderam: "sim essa é a nossa 8a. viagem juntos." Mudei de assunto na hora.

Assistimos o musical Billy Elliot no 'Victoria Palace Theater', na Victoria Street. Foi emocionante, muito bom! Compramos o ingresso mais barato, e mesmo assim ficamos num ótimo local.
Esse teatro é massa, o encosto da cadeira da fileira da frente ficava abaixo do meu pé, nem um cara de 2m na sua frente te atrapalha a visão, mas a cabeça do cara fica na frente do bico do seu pé. Sem querer encostei meu sapato no pescoço de um gordinho que estava na minha frente, ele olhou de cara feia pra trás resmungou em inglês e eu respondi em português: 'foi mal', aí fizemos as pazes.

GRAMADO/RS/BRASIL - Outubro2003

Pórtico de entrada da cidade.
Essa foto é exclusiva, até hoje fui o único a fotografar em frente ao pórtico.
Essa foto é com um dos fundadores da vinícola, Sr. Luiz. Italiano divertido, disse que o vinho faz tanto bem, que ele aos 180 anos ainda está de pé.
Labirinto Verde de Nova Petrópolis, a cidade mais alemã do Brasil. Lindíssima e valeu muito a pena conhecê-la. Fiquei impressionado com as pessoas falando em alemão naturalmente nas ruas.
Inventei de entrar nesse labirinto no final do tour, e quase que perco a van. Uma senhora estava brava comigo porque atrasei o grupo em 5 minutos, pedi desculpas, ela entronchou a boca pro lado e fiquei rindo pra dentro.
Museu do Automóvel. Muito legal e muito bem cuidado. Babei com as motos.
Você não vai acreditar, mas um mal educado sentou numa dessas motos enquanto visitava o museu. Fiquei indignado... e com inveja também.
Cachoeira do Caracol com queda d'água de 131m é uma visita imperdível. O local é lindo.
A cachoeira fica na verdade em Canela, perguntei pro guia onde era a divisa das duas cidade e ele me respondeu esclarecedoramente: "Canela começa exatamente onde termina Gramado".  Não dá pra viver sem uma informação dessa né mesmo?
Me diga o que faz um cara inventar de descer isso daí? Só pode ser penitência. Posso pecar mil vezes por dia até morrer que estou perdoado. Acho que desmaiei umas três vezes nessa subida, uma delas gritei pro guia chamar um helicóptero e ele ficou rindo de mim, mas eu estava falando sério.
No Mundo a Vapor achei fantástico esse banheiro aos moldes de antigamente. Mas o mais interessante foi ver que naquela época não existia papel higiênico e a ferramenta substituta para a função era um sabugo de milho seco, uiii!
Mini Mundo, esse é um daqueles lugares que não se pode deixar de ir. Muito lindo.
Eu estava ao lado de uma bela família, e a criança olhando atentamente as miniaturas falou para o pai, "pai pegue um carrinho desse pra mim", e o pai retrucou na hora, "não pode filho, claro que não pode", o garoto saiu cabisbaixo resmungando: "poxa pai tem tantos, um só não vai fazer falta". Ambos tinham razão.
Próximo a Loja da Tramontina essa casa de queijos oferece aos clientes degustação de diversos tipos. Sou quase um rato quando o assunto é queijo.
Bom foi um conterrâneo potiguar que pediu pra provar "um pedaço dessa lingüiça", ele estava apontando para um salame defumado caríssimo.
A arquitetura residencial de Gramado é a mais linda do Brasil, fui em alguns condomínios onde as residências pareciam casas de bonecas.
O motorista da van que fazia o citytour era uma seda. Perguntei se para as casas terem quase que um padrão na cidade inteira, isso era alguma lei ou recomendação da prefeitura. Ele mandou eu ligar pra prefeitura porque o assunto não era sobre turismo, daí pra frente reinou o silêncio.

PARIS/FRANÇA - Outubro2009

Na Champs Elysées, No. 140 morou nosso conterrâneo Alberto Santos Dumont, imortalizado numa discreta plaquinha na frente da casa. Mas deu orgulho.
Início da caminhada, Adriana já estava reclamando dos pés, cada reclamada eu mostrava uma loja bacana, e seguia na enrolação.

Torre Eiffel vista do Trocadero, a vista mais bonita. Ficamos bom tempo aí contemplando o monumento. Na praça do Trocadero muitos africanos vendendo bugigangas, gostei de um pássaro a corda, o vendedor pediu 20 Euros, comprei por 10, me achei o grande negociador até encontrar mais a frente um brasileiro que tinha comprado por 5. Se o cara não fosse tão grande eu tinha voltado pra pegar meu troco, mas deixei pra lá.

Essa Torre é fenomenal e impressionante, só cai a ficha que está em Paris ao vê-la.
Tenho medo de altura, e essa torre é MUITO alta. A fila estava enorme, Adriana propôs não subir, o que concordei imediatamente. Ufa!

Caminhada na Champs Elysées, imperdível, tem um clima diferente essa avenida. Achei dez as lojas de carros.
Adriana com essas botas pediu pra voltar pro hotel umas 30 vezes...e eu respondi umas 30 vezes, vamos, consegui mais umas 2 horas de caminhada.

Arco do Triunfo, esse foi o monumento que mais me impressionou em Paris. Foi emocionante subir a estação do metrô Charles de Gaulle e dar de cara com ele.
Esse careca aí puxando essa mala deu uma topada e se estatelou no chão, fui ajudá-lo e ele ficou todo abusado, mandei ele se lascar em português mesmo. Acho que entendeu porque saiu sem agradecer.
Vista de cima do Arco do Triunfo. Depois de subir 284 degraus foi o visual mais legal de Paris. Fantástico! Valeu MUITO a pena o esforço.
Quando começamos a subir a escada, uma senhora angolana de uns 150Kg iniciou a subida junto conosco, nos deixou passar dizendo que iria ser mais lenta. Depois de uns 40 minutos lá em cima, fomos descer e nos encontramos novamente com ela já no nonagésimo degrau, ainda na subida. Era lenta mesmo!
Museu do Louvre. É imperdível conhecer esse museu. Para conhecê-lo inteiramente calcula-se de 08 a 10 meses indo diariamente até lá por várias horas. É um prédio gigantesco e lindíssimo, por dentro e por fora.
Nesta praça tinha uma Japinha com uma câmera fotográfica que parecia uma nave espacial. Fiquei me babando e não resisti, me ofereci pra tirar uma foto dela só pra pegar na máquina. Ele me deu uma aula de uns 20 segundos em japonês mesmo, fiquei fera, depois perguntei a ela se não queria trocar pela minha máquina, ela deu um sorriso humilhante e saiu.
Essa é a pirâmide invertida dentro do Louvre.
Vocês acham que alguém mais no mundo tirou a foto assim como Adriana? Acho que não, só ela fez isso.
Esse quadro gigante é muito lindo e cheio de detalhes, mas não é famoso, poucas pessoas olham pra ele. Veja abaixo...

Esse é famoso. A Monalisa. Pense num burburinho.
No Louvre, um dos cem Medalhões Arago que traçam o Meridiano de Paris.
Corri pra apanhar esse medalhão no chão achando que era uma moeda de ouro. Depois do mico, Adriana me explicou do que se tratava.
Fizeram minha estátua nos jardins do Louvre.
Andar de Velib por Paris é um programa imperdível.
Tirando as cangueiradas de Adriana, não teve estresse fazer o tour de bike.
Cathédrale Notre Dame.
Fui falar com o corcunda, mas ele estava todo suado carregando um saco de feijão nas costas. 
Jantar em Saint Germain. Adriana, Sheila, Luciana e eu num encontro de seridoenses em Paris.
Pensei que esse abajurzinho sobre a mesa podia levar, feito enfeite de casamento, mas Adriana não deixou eu perguntar ao garçom se podia. Acho que perdemos o enfeite.
Ponte Alexandre III sobre o rio Sena ligando os bairros de 7ème e 8ème arrondissement. Riquíssimos detalhes arquitetônicos fazem dessa ponte um lugar lindo.
Essa pose era lembrando de quando eu era modelo... na encarnação passada.
Caminhando com Adriana descobrimos essa Rue Cler, foi MUITO massa conhecer essa rua, adorei, é uma rua para gourmets. Entre a Rue de Grenelle e a Avenue La Motte Picquet encontra-se barraquinhas de frutas e legumes, açougues, lojas de queijos e defumados, sorveterias, pizzarias e restaurantes diversos.
Estávamos comendo uma pizza nesta esquina e chegou um pedinte meio embriagado, rapaz achei chic demais dar uma esmola em Euros. Dei uma moeda de 50 centavos, e o cara me xingou em francês. Tentei explicar pra ele que em Reais valia 3 vezes mais, mas acho que ele mandou eu me fuder e saiu resmungando. 
Museu Carnavalet, tem um dos jardins mais lindos que vimos em Paris. Esse museu tem entrada gratuita, conta a história de Paris e fica no Bairro de Marais (Marré).
Vendo esse jardim me lembrei de 'Galego', um antigo jardineiro lá de casa. Quando ele fazia o pezinho da grama rente ao muro, parecia um caminho de formiga, todo troncho. Acho eu vou indicá-lo ao museu.
Igreja de Sacre Coeur - Adorei esse local, é uma parte alta da cidade e tem um belo visual de Paris. O que mais gostei foi caminhar no entorno da Igreja, lá vimos vinícolas, artistas e casas lindas.
 Agora vejam esses banquinhos verdes de madeira desbotados  aí atrás, omi são pebas demais, não combinou com o cenário.
Esse é o Jardim de Luxemburgo do Palácio de Luxemburgo, onde hoje funciona o Senado Francês. É lindo. Achei massa uns tanques de água onde várias crianças alugam e soltam barquinhos a vela de um lado  do tanque pra pegar do outro.
Acho que os senadores brasileiros também mereciam um palácio desse tipo... mas sendo um para cada. 
Rapaz, essa foto foi só pra mostrar esse motinha de 03 pneus que achei arretada. Ótima pros cangueiros.
O 'Grand Arche de la Défense' é um prédio de 112m de altura no bairro moderno de La Defense. Conhecer esse bairro é um passeio imperdível, seus prédios suntuosos e sua vida agitada é show. Dizem que a construção desse prédio foi muito polêmica porque achavam uma obra inviável e que o arquiteto dinamarquês Otto Von Spreckelsen era um louco.
Fiquei um pouco parado nesta praça tentando fazer uns cálculos dos m2 das obras do entorno e seus valores, aí começou a sair uma fumaça cinza da minha cabeça, parei e fui lanchar com Adriana.


abcs